Hambúrguer: curiosidades e muito sabor

Seja para marcar um momento descontraído ou até mesmo um lanche com a família em casa, podemos dizer que o hambúrguer é o tipo de comida que une o mundo em torno do sabor. Afinal, a receita de uma carne bem grelhada, com queijo, um molho especial e salada é produzida tanto nas maiores redes de fast foods do planeta, como na cozinha de qualquer pessoa.

E é claro que uma refeição amada por tantos teria uma história especial e cheia de curiosidades! Por exemplo, você sabia que originalmente a receita era usada para servir soldados da Mongólia? Pois é! Então, peça o seu favorito e embarque conosco nesta viagem pra lá de curiosa!

Ele é original da Mongólia

De acordo com os historiadores, a ideia de uma carne compressada surgiu a partir dos mongóis no século 13. As tropas mongóis eram enormes e para cuidar da alimentação de todos, os soldados transportavam carne entre a sela e o lombo do cavalo . Assim, a peça virava uma pasta que logo depois era moldada em forma de bolas achatadas.

Por que Hambúrguer?

Bem, quando a invasão dos Tátaros chegou até a Europa, levaram consigo a receita dessa carne amassada que já havia virado costume. Com o passar dos anos, na cidade de Hamburgo, na Alemanha, já no século 17, um açougueiro decidiu replicar a técnica, porém com carne moída e temperada, o que não demorou para se popularizar pela cidade.

Símbolo norte americano

Com a chegada dos imigrantes alemães nos Estados Unidos, o bife de carne moída tomou conta das rus de Nova York, até que um restaurante, o Del Monico’s, serviu pela primeira vez o “sanduíche de hambúrguer”, em 1836. Anos depois, restaurantes como White Castle e Mc Donald’s foram surgindo e popularizando o que hoje é conhecido mundialmente como o hambúrguer tradicional.

Chegada ao Brasil

Só na década de 50, com a chegada do jogador de tênis estadunidense-brasileiro Robert Falkenburg, o Brasil teve sua primeira lanchonete em estilo americano: a Bob’s. Lá, o hambúrguer não era a única novidade. A lanchonete trouxe também outras delícias dos Estados Unidos: o milk shake e o sundae.

Hambúrguer é nutritivo

O pão é fonte de carboidrato, a carne mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. Alface e tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas, é importante reforçar que mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, não se deve esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não se pode exagerar.

O maior hambúrguer do mundo

O Mallie’s Grill & Bar, um restaurante de Detroit, nos Estados Unidos, é o responsável pelo hambúrguer que pesa 813 quilo. O sanduíche é reconhecido pelo Guinness Book, o livro de recordes, como o maior do mundo.

Olha a seleção especial que fizemos. Deu água na boca? Só pedir!

*Preços e estoque de responsabilidade de cada loja. Frete grátis na primeira compra ou quando o valor total for acima de R$ 50. Consulte área de cobertura de entrega.

Categorias

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Mais informações.