Getty Images

Você sabe o que significa ageísmo?

O mês de outubro é marcado pelo Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º/10), período em que a sociedade volta os olhares para o tema do envelhecimento e suas diversas perspectivas. Contudo, entre os cuidados necessários para as discussões do tema está o fato de não se deixar cair em estereótipos e sucumbir ao “ageísmo” (do inglês – ageism). O ageísmo refere-se a atitudes contra pessoas idosas e o preconceito com base na idade; além de políticas e práticas que estigmatizam e reproduzem estereótipos equivocados contra pessoas acima de 60 anos.

Apesar da terminologia ter sido utilizada pela primeira em 1969, pelo gerontologista Robert Neil Butler, para descrever preconceito e abusos contra idosos em um artigo publicado na revista médica The Gerontogist, a palavra ainda é pouco conhecida. 

Mas afinal, como combater o ageísmo?

Compreender a complexidade do envelhecimento, que assim como todas as outras fases tem seus desafios e oportunidades, é um primeiro grande passo que a sociedade precisa dar. Campanhas como a “Não tenha preconceito com o seu futuro”, lançada pelo Grupo JCPM em parceria com instituições, no combate ao preconceito à pessoa idosa, contribuem para isso.

O envelhecimento é um processo natural da vida e precisa ser tratado com acolhimento e respeito. E você, já parou para pensar sobre isso? Como você trata as pessoas idosas com as quais convive? Como você encara seu próprio processo de envelhecimento? Que tal, então, fazer um pedido especial aqui na nossa Plataforma e enviar de presente para alguma pessoa idosa que você ama?

Categorias

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Mais informações.